Image Hosted by ImageShack.us

terça-feira, 28 de abril de 2009

Dj Vibe





Biografia:
Dj Vibe começou bem cedo a pôr Música.

Em 1983, com 15 anos, Tó Pereira (seu verdadeiro nome) teve a sua primeira actuação no Clube Bataclan em Lisboa.

Nessa altura ajudava o seu Pai na Loja de Discos que tinha no centro de Lisboa. Era aqui que os Dj’s se deslocavam para adquirirem as mais recentes edições importadas de Maxi-Singles, discos produzidos com o intuito de serem tocados pelos Dj’s editados com versões especificamente para discotecas e rádio.

De lá até agora, Dj Vibe, não só tem exercido a sua actividade de Disc-Jockey (Clubes e Rádio), mas também se tem dedicado à produção e remistura de outros artistas, não esquecendo a sua passagem pela Banda LX90. Quer em Portugal, quer além fronteiras, Dj Vibe esteve também envolvido na inauguração dos mais importantes Clubes em Portugal nos últimos 20 Anos. Nos Anos 80 foi convidado para abrir o Clube Plateau em Lisboa (1985\1986) que viria a constituir uma significativa mudança na vida nocturna da capital, cuja clientela era selectiva e ecléctica, onde se destacavam os artistas e gente do cinema e da moda . Temas de “Matt Bianco”, “Grace Jones”, “Quango Quango”, e “The Cure” eram tocados regularmente neste clube, que logo se tornou num lugar obrigatório da noite em Lisboa.

Em Fevereiro de 1988, Dj Vibe inaugura o legendário Clube Alcântara-Mar. O Alcântara tinha uma sala bem maior para cerca de1500 pessoas e aos fins-de-semana chegava a fechar às 9h\10h da manhã, uma novidade em Portugal. Nessa altura Dj Vibe é “apanhado” em Londres pela explosão do “Acid House”, bem como por todas as mudanças musicais a si associadas. Temas de Artistas como: “Phuture”, “Adonis”,”Fast Eddie”, entre outros, foram pela primeira vez tocados em Portuga nessa época.

Um dos momentos históricos e inesquecíveis do Alcântara era concerteza quando a meio da noite Dj Vibe tocava temas como: “Nina Simone: My baby just cares”, “Nina Hagen: African Reggae” e “Eric B and Rankin: Paid in Full” para finalizar de manhã com os novos sons mais progressivos. Mais tarde, em 1993/1994, ainda no Alcântara, o tema dos Underground Sound of Lisbon: So Get Up, escrito por Dj Vibe em parceria com Rui da Silva, foi muito tocado pelo Dj Lisboeta Luís Leite que transformou este tema no disco mais tocado de sempre neste Clube, inclusive o último a ser tocado na noite de encerramento do Clube antes da sua demolição. No Verão de 88, “88 summer of love”, Dj Vibe junta-se ao Kremlin naquela que foi a sua mais longa residência até aos dias de hoje. Cerca de 7 anos, todas as noites, excepto domingos, na cabine a noite toda, foi seguramente, para Dj Vibe, a causa da escolha e gosto pelas longas actuações.

O Kremlin foi o primeiro clube em Portugal a organizar uma sessão “After Hours”. Fechava às 4h para depois reabrir as 6h. Algumas noites as bebidas eram servidas na rua enquanto as pessoas esperavam pela sua reabertura à porta. Grandes temas do Kremlin, entre muitos outros, destaca-se: “Moby: Age of Love”, “Joey Beltran: Energy Flash” e “Snap: The power”. Em 95, a revista inglesa “Muzik Magazine” apresentava na sua primeira edição Dj Vibe e o Kremlin como “Um paraíso chamado Portugal” e elegia Lisboa como uma alternativa a outros destinos com reputação no campo da diversão nocturna e entretenimento.

A excelente técnica de mistura, bem como o seu estilo único que abrange um vasto número de géneros dentro da Música de Dança durante uma actuação, concederam a Dj Vibe um estatuto próprio também caracterizado pela postura de nunca recear experimentar novas sonoridades qualquer que seja a ocasião. No principio dos Anos 90 Tó Pereira junta-se à Banda LX90 (…)pop\rock\indie\dance(…), a qual lançava samplers e chegou mesmo a tocar guitarra. O projecto USL - Underground Sound of Lisbon nasce também nessa altura com Rui da Silva. O seu maior sucesso, “So get Up”, chegou a número 1 em tabelas especializadas em todo o Mundo, tendo vendido mais de 40.000 singles e mais de 1 milhão em compilações através da Editora Tribal America Records. Cedo o trabalho dos USL chegou além fronteiras sendo remisturado por carismaticos Dj’s de Nova Yorque como: Danny Tenaglia e Junior Vasquez. Vibe, Tenaglia e Da Silva colaboram também no projecto “NYLX” com vocais de Lula na produção do tema “Goosebumps” em 1996. O single dos USL, “Are you looking for me-in the backroom”, na apresentação de Celeda teve uma entrada directa para número 35 na tabela de vendas da conceituada Revista Norte Americana Billboard (Março 1998) e conquistando ainda uma posição nos 75 singles do Ano (1998) escolhidos pela Britanica Muzik Magazine. Em 2000 os USL com o single “The lights” estão entre os 10 principais temas da “WMC” em Miami listagem esta elaborada pela DJ Magazine de Inglaterra. Também a revista Mixmag (UK) elege este tema single do Mês na sua edição de Abril.

Também envolvido na Radio em 1994 Dj Vibe inicia as emissões do “Dancefloor” o seu programa na Antena 3\100.3 fm(www.antena3.pt) que é transmitido a nível nacional. De início eram 2 horas de misturas ao sábado à noite. O Programa ainda hoje se encontra no ar e disponível no site desta mesma estação mas num formato diferente e com um novo nome “Dj Vibe Mix Show” sendo emitido ao sábado à noite às 24.00h para ser na semana seguinte repetido à sexta-feira à 1.00h. Este programa já foi transmitido pela Kiss Fm (102\100) em Inglaterra, bem como através da web nos sites dos Dj’s Carl Cox (2003) e John Digweed (2004). No entanto, em 1980 Dj Vibe já havia produzido o programa 4º Bairro para a Rádio Comercial que era emitido diariamente, de segunda a sexta, às 15h, mas o primeiro programa de sua autoria iria para o ar na Radio Energia entre 1991e 1993 todos os sábados à noite. Dj Vibe e tambem o primeiro Dj Nacional a ser convidado a remisturar uma Banda Pop\Rock em Portugal casos dos Ban e mais tarde os Radio Macau e Pedro Abrunhosa. Contudo a maior paixão de Dj Vibe ate aos dias de hoje continua a ser por música. Desde 1998 mantém (desde a abertura) a sua residência no Lux Frágil em Lisboa tocando toda a noite na Discoteca, neste momento, uma vez por mês, transformando a sua noite num clássico das noites do Lux, quer através da sua música, quer do número de pessoas de todo o país que o vêm ouvir a este Clube Lisboeta.

Para além de ter estado envolvido na inauguração dos mais importantes Clubes em Portugal, Vibe, marcou também presença noutros eventos.

Eis uma lista de alguns:
1990 Lisboa. Ano louco do Kremlin
1991 Lisboa. Pavilhão dos desportos com Paul Oakenfold e Adamsky
1992 Aveiro. Estação da Luz (1ª contratação de 1 Dj para sair do seu clube indo actuar noutro)
1993 Coimbra. Convento de São Francisco\Kaos (1ª rave em Portugal com os dj’s Tó Ricciardi, Luís Leite e João Danie.)
1994 Lisboa. Kremlin com Danny Tenaglia
1995 Montemor. Castelo \ Kaos. Week in a paradise called Portugal com Tony Humphries e Danny Tenaglia
1996
1997 Porto. Rocks.
1998 Lisboa. Abertura Lux Frágil
1999 Barcelos. Vaticano (inesquecível sessão de 12 horas na passagem de Ano)
2000 Festival do Meco (1a edição)\Festival CBT (1a edição)
2001 Porto. Electroparade. Lisboa. Isle of MTV com Gorrillaz e Roger Sanchez, entre outros.
2002 Ofir. Pacha.Global com Carl Cox
2003 Lisboa. Pavilhão Atlântico com Jamiroquai
2004 Lisboa Rock in Rio

Ao longo dos Anos Dj Vibe tem sido convidado a tocar em alguns dos melhores Clubes do Mundo.
A partir de Novembro de 2004 assumirá a sua residência no Clube Stereo em Montreal no Canadá considerado por muitos como o Clube do Mundo com melhor sistema de som. Criado de origem por Angel Moraes o Clube e agora co-propriedade do Dj de Nova Yorque David Morales (Também ele Dj residente).
Eis uma breve lista de Clubes onde Dj Vibe ja tenha actuado:
· Estados Unidos:
- Nova Yorque: Twilo; Tunnel; Roxy; Sound Factory Bar; Vinyl\Arc; Centro Fly; Spirit
- Miami: Space Club; Maze; Groovejet; Envy; Level;Wearhouse
- Los Angeles: Spundae@Circus
- São Francisco: Release@1015
- Las Vegas: Spundae@Hotel Paris
· Canadá:
- Montreal: Stereo; Gravity
- Toronto: Boa
- Ottawa: Surface
· Europa:
· Inglaterra:
- Londres: Ministry of Sound; Home; The End; Turnmills; Ultimate Base; Space@Bar Rhumba
- Leeds: Hard Times
- Birmingham: Code
· Escócia: The Vaughts (Edimburgo)
· Irlanda: Shine (Belfast)
· Alemanha :Mach1 (Frankfurt)
· França: Queens (Paris); RedLight (Paris)
· Holanda:Roxy (Amsterdão)
· Espanha:
- Ibiza: Space; Pacha; Ku\Previlege
- Madrid: Deep; Midday
- Sanxenxo: Zoo
· Itália: Rimini: Echoes; Princess; Paradiso
· Ásia:
- Singapura: Zouk
- Malásia: Zouk
- Filipinas: Big Fish
- Japão: Womb
· América do Sul:
Evento MTV (Rio de Janeiro \Brasil)
Floresta (São Paulo \ Brasil)
Evento Brasília Shopping (Brasilia\Brasil)
Pavilhão Multi usos(Curitiba\Brasil)

Alguns dos mais relevantes eventos internacionais onde Dj Vibe actuou:
“Winter Music Conference” Miami. Estados Unidos:(1995,1999,2001,2002,2003,2004,2005)
Festival Sonar de Barcelona (1997)
Love Parade Berlim(1994)
“Italian Music Conference” Riccione.Italia(1995)
Festival Festidance. Santiago de Compostela. Espanha(2004)
Festival de Johansburgo. África do Sul (1994)

Na sua carreira Dj Vibe foi ainda distinguido com os seguintes prémios:
1995:Prémio para o melhor Dj a aparecer na Convenção de Itália (Best upcoming Dj)
2001:Prémios para: Dj Nacional House e Editora Nacional da Revista Dance Club
2002:Prémio os melhores do Ano da Revista Raio x para o melhor Dj
2002:Prémios para: Dj Nacional House, Produtor, Programa de Rádio, Compilação do Ano, Editora Nacional, Capa de Disco escolhidos pelos leitores da Revista Dance Club
2003:Prémios para: Dj Nacional House, melhor Programa de Rádio e Single do Ano da Revista Dance Club
2003:Prémio Portugal Night para o melhor Dj.

Até ao final de 2004 Dj Vibe acabará o primeiro tema do seu novo projecto: “Casagrande” com o título “Mosquito Polen” que será editado na nova editora de Carl Cox de nome “You” em 2005.

A co-produção com Tó Ricciardi intitulada “Sonic Hunters” verá o seu primeiro tema “re-evolution” ser editado pela Kaos Records Portugal estando ainda agendada uma colaboração com o Dj Norte Americano Victor Calderone num novo tema.

Pela primeira vez Dj Vibe actuará em Tokyo no Japão (sendo o 1º dj Nacional e um dos primeiros Artistas Nacionais a faze-lo) e caso ainda haja tempo uma Tour na América do Sul esta também a ser equacionada.


Os melhores "hits" em:

Sem comentários:

Enviar um comentário